sexta-feira, 19 de março de 2010

Os meios de comunicação


Sabemos que os meios de comunicação , nos auxiliam em nosso dia a dia, mas não devemos esquecer que nem todos tem acesso aos meios de comunicação, um exemplo bem típico é quando chega a época de eleição, quantos analfabetos diante de uma maquina estranha? E isso hoje em dia não é mais tão alarmante como as novas categorias de analfabetos; cito por exemplo aqueles que não sabem utilizar o computador,ou outros tantos que não tem ainda um endereço de e-mail ou blogs (como a maioria de nós acadêmicos) ,atualmente o mercado de trabalho, a incorporação das novas tecnologias está acontecendo em uma velocidade tão assustadora que as vezes e quase sempre fica impossível acompanhá-las. No entanto, o homem moderno vive um paradoxo de quem não sabe ler nem escrever: goza dos direitos de cidadão, mas sente-se, cada vez mais isolado pela falta do domínio das novas tecnologias de comunicação. \o fato é que a internet sempre abre novos horizontes para o processo educativo e põe em cheque todo o processo formal que vigorava até então(no popular cuspi e giz e as vezes matriz). A junção do texto, do áudio e da imagem esta fazendo com que nos professores repensemos nosso trabalho diário e assim apontando para uma realidade na qual só há uma certeza: a mudança a todo instante ou seja, constante.

2 comentários:

  1. Olá Jack,
    Em sua reflexão sobre “ Os meios de comunicação” questiona de uma forma geral sobre a “inclusão digital real”...creio eu que seja dos brasileiro, estou certa?
    Seria uma boa oportunidade para você e seus COLEGAS, retornar ao tópico do livro : QUEM ESTÁ DENTRO? PERFIL DO ACESSO À CIBERCULTURA NO BRASIL
    O que diz as pesquisas sobre o uso das Tecnologias de In¬formação e Comunicação pelos brasileiros?
    O que revela os estudos sobre o acesso dos brasileiros ao computador? E a internet?
    Existe alguma política publica neste sentido?

    ResponderExcluir
  2. Faço parte de tudo o que voce escreveu. No texto de Pierre Lévy - "Mesmo que não nos movêssemos, o mundo mudaria à nossa volta." Eu como professora, como acadêmica, como cidadã observo que temoss que correr atras e reinventarmos modos, meios e formas de atingir nosso ideal.

    ResponderExcluir